Amadeu Ferreira: Viver e partir com o Mirandês na mente e coração

Viveu com a Língua Mirandesa no coração, fazendo do seu estudo e escrita um pilar fundamental da sua existência. É com tristeza, mas com grande admiração que presto homenagem a Amadeu Ferreira, Francisco Niebro para os seus leitores. Tive o prazer de o conhecer e ter a sua orientação em Mirandês, no âmbito da realização da minha tese de fim de licenciatura subordinada ao tema: “A influência linguística e cultural da rádio Mirandum-fm sobre os estudantes da UTAD de Miranda do Douro”.

Quando soube do meu interesse pela sua querida Língua Mirandesa, Amadeu Ferreira recebeu-me junto do seu trabalho (a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), em Lisboa, com um sorriso amigo e uma mão cheia de obras em Mirandês, as quais gentilmente me ofereceu. São momentos que não se esquecem, mesmo que já há alguns anos não privasse com Amadeu Ferreira. O ano letivo de 2002/2003, foi duro emocionalmente, mas tive a alegria de fazer um amigo que encarava como amigos todos os que se interessavam pela Língua Mirandesa, a segunda língua oficial de Portugal. Lembro com carinho todas as obras que me ofereceu – da gramática Mirandesa, mais formal, ao livro de receitas – e a motivação que passei a ter para investigar, escrever e comparar Português e Mirandês. Como esquecer também “As llonas e cuntas” ?

Gostaria de referir que tive o privilégio de ter o meu prefácio de tese de licenciatura escrito em Mirandês, por Amadeu Ferreira. Por tudo isso e em tom de homenagem, aqui vos apresento este belo, simples e significativo texto que se segue, da autoria de Amadeu Ferreira. E não queria deixar de partilhar com os assinantes da Saber Viver Lisboa TV que tive o prazer e enriquecimento de frequentar o primeiro ano de Língua Mirandesa, em Lisboa, leccionado pelo Professor Amadeu Ferreira.

Muito obrigada Professor Amadeu Ferreira pela amizade e orientação que me deu. As minhas condolências à sua família.

Daniela Gonçalves, coordenadora da Saber Viver Lisboa TV

One thought on “Amadeu Ferreira: Viver e partir com o Mirandês na mente e coração

Deixe uma Resposta

