A Sombra do Samurai: Viver para dar e receber amor

A Saber Viver Lisboa TV foi assistir ao filme A Sombra do Samurai de Yôji Yamada, que integra o ciclo Passado e Presente do Japão no Cinema, a decorrer na Cinemateca Portuguesa, até ao dia 26 de dezembro. Por Daniela Gonçalves

Seibei é um samurai que nunca ascendeu na hierarquia, devido à sua forma pouco ambiciosa de encarar a sua profissão e ao desenvolvimento de valores humanos que o fizeram repudiar o assassínio de qualquer ser humano. Conserva o seu estatuto de samurai, mas a sua missão na vida é cuidar das suas duas pequenas filhas que perderam a mãe com tuberculose. A maior alegria de Seibei é acompanhar o crescimento das suas filhas e todos os dias emociona-se com os seus avanços escolares. Ao abraçá-las diz mesmo que é bom estudar clássicos como Confúcio, porque ajudam a pensar a vida e a sociedade… E raciocinar é sempre uma potencialidade para viver em liberdade, para serem tomadas as melhores opções.

Entretanto o samurai, reencontra a sua grande amiga de infância – Tomoe – que passa a frequentar a sua casa e a participar na educação das suas filhas. A amizade de infância origina um amor profundo entre Seibei e Tomoe, com encontros e desencontros. Um dia Seibei é forçado pelo seu chefe de clã a combater um samurai renegado – Yogo – , comparece, assassina-o e regressa a casa, encontrando o seu grande amor Tomoe. Vivem em alegria e amor durante cerca de três anos, até eclodir uma guerra civil na sua localidade…

Uma parte da narrativa é contada pela filha mais nova de Seibei – Ito Iguchi – que, emocionada, revela que, contrariamente ao que os colegas do pai dizem, ela considera que “ele teve uma vida curta, mas rica, porque amou e recebeu o amor das suas filhas”. O samurai sem ambição teve, então, como principal missão na vida educar, ver crescer as suas filhas, sem esquecer de cuidar da sua velha mãe com demência.

Um filme que fica no coração de quem o vê, pela sua grandeza e simplicidade. 

Créditos da imagem: Por Daniela Gonçalves

Créditos da imagem: Por Daniela Gonçalves

Para obter informação adicional, consulte: http://www.cinemateca.pt/programacao.aspx?ciclo=327&page=2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s